Bate-Seba e o silêncio sobre abuso sexual nas igrejas

[1) Esse texto é um estudo bíblico indutivo que pode ser feito individualmente ou em grupo 2) Esse estudo bíblico trata de temas sensíveis como violência sexual, caso esse tema seja um gatilho para você, aconselhamos que leia com cuidado ou pule para o próximo texto]

Your faith was strong, but you needed proof / Sua fé era forte, mas você precisava de provas
You saw her bathing on the roof / Você a viu se banhando no telhado
Her beauty and the moonlight overthrew you / A beleza dela e o luar arruinaram você
(Hallelujah – Leonard Cohen)

Davi, Bate-seba e relações de poder

Os relacionamentos da bíblia são constantemente tomados pela igreja e pela cultura da pureza como exemplos a se seguir ou descartar em seu namoro ou casamento. Mas histórias bíblicas não devem ser lidas como contos de fadas, pois as relações são bem mais complicadas do que isso, e o exercício de interpretar a bíblia deve levar em conta o contexto, a época e a humanidade de seus personagens. Mesmo assim, normalmente ouvimos que o caso de Davi e Bate-seba é um exemplo a não ser seguido, não porque Davi cometeu violência sexual ou matou um general inocente e esposo da vítima, mas pelo “adultério”. Não é raro ouvirmos que Bate-Seba e Davi tiveram parcelas iguais de culpa na imoralidade que cometeram, mas não é o caso. Esse texto é perpassado por relações desiguais de poder. No estudo de hoje, vamos pensar juntas/os/es sobre isso, e sobre como podemos ler e suspeitar dessa história.

Leia o texto: 2 Samuel 11:1-27

“No começo do ano, época em que os reis costumavam ir à guerra, Davi enviou Joabe e as tropas israelitas para lutarem contra os amonitas. Eles destruíram o exército inimigo e cercaram a cidade de Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém. Certa tarde, Davi se levantou da cama depois de seu descanso e foi caminhar pelo terraço do palácio. Enquanto olhava do terraço, reparou numa mulher muito bonita que tomava banho. Davi mandou alguém para descobrir quem era a mulher. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o hitita”. Então Davi enviou mensageiros para que a trouxessem, e teve relações com ela. Bate-Seba havia acabado de completar o ritual de purificação depois da menstruação. E ela voltou para casa. Passado algum tempo, quando Bate-Seba descobriu que estava grávida, enviou um mensageiro a Davi para lhe dizer: “Estou grávida”. Então Davi mandou uma mensagem para Joabe: “Envie-me Urias, o hitita”, e Joabe o enviou a Davi. Quando Urias chegou, Davi perguntou como estavam Joabe e o exército e como ia a guerra. Então disse a Urias: “Vá para casa e descanse”. Depois que Urias deixou o palácio, Davi lhe enviou um presente. Urias, porém, não foi para casa. Passou a noite na entrada do palácio com os guardas do rei. Quando Davi soube que Urias não tinha ido para casa, mandou chamá-lo e perguntou: “O que aconteceu? Depois de ter ficado tanto tempo fora, por que você não foi para casa ontem à noite?”. Urias respondeu: “A arca e os exércitos de Israel e de Judá estão em tendas, e Joabe, meu comandante, e seus soldados estão acampados ao ar livre. Como eu poderia ir para casa para beber, comer e dormir com minha mulher? Juro diante do rei que jamais faria uma coisa dessas”. Então Davi lhe disse: “Pois bem. Fique aqui hoje, e amanhã poderá retornar”. Urias ficou em Jerusalém aquele dia e o dia seguinte. Davi o convidou para jantar e o embriagou. Outra vez, porém, ele dormiu numa esteira, com os guardas do rei, e não foi para sua casa. Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta para Joabe e mandou Urias entregá-la. A carta continha a seguinte instrução: “Coloque Urias na linha de frente, onde o combate estiver mais intenso. Depois, recue para que ele seja morto”. Então Joabe colocou Urias numa posição próxima do muro da cidade, onde sabia que estavam os principais guerreiros do inimigo. Quando os soldados inimigos saíram da cidade para lutar, Urias, o hitita, foi morto junto com muitos outros soldados israelitas. Joabe enviou a Davi um relatório da batalha. Disse a seu mensageiro: “Conte ao rei tudo que aconteceu na batalha. Pode ser que ele fique irado e pergunte: ‘Por que as tropas se aproximaram tanto da cidade? Não sabiam que atirariam contra eles dos muros? Acaso Abimeleque, filho de Gideão, não foi morto em Tebes por uma mulher que atirou uma pedra de moinho do alto da muralha? Por que chegaram tão perto dos muros?’. Então diga-lhe: ‘Seu soldado Urias, o hitita, também foi morto’”. O mensageiro foi a Jerusalém e deu um relatório completo a Davi. “O inimigo saiu contra nós em campo aberto”, disse o mensageiro. “Quando os perseguíamos de volta até o portão da cidade, os arqueiros no alto do muro atiraram flechas contra nós. Alguns dos homens do rei foram mortos; entre eles estava Urias, o hitita.” Davi respondeu: “Diga a Joabe que não desanime. A espada devora este hoje e aquele amanhã. Lutem bravamente e conquistem a cidade!”. Quando a esposa de Urias soube que seu marido havia morrido, chorou por ele. Terminado o período de luto, Davi mandou trazê-la para o palácio. Ela se tornou uma de suas esposas e deu à luz um filho. Mas o que Davi fez desagradou o Senhor.”

2 Samuel 11:1-27

 

  • Você já ouviu essa história antes? Como já viu Bate-seba ser retratada? Heroína? Vilã? Vítima? Sedutora?
  • O texto começa falando de que era a época em que os reis costumavam ir à guerra, mas Davi, o rei da época, não estava na guerra. Por que o autor destaca essa informação? Que posição Davi ocupa na história?
  • O texto gira em torno das atitudes de Davi, mas há uma pessoa totalmente envolvida nos acontecimentos, que não dá consentimento e pouco é ouvida: Bate-Seba. Como ela aparece nesse texto? Quando ela fala? Como você imagina que ela se sentiu durante todos esses acontecimentos?

“Davi e Urias. Entre eles imaginamos que está Bate-Seba e que seria ela o pivô, a causa das mortes, dos desmandos dos sofrimentos. Ela seria qualquer coisa entre vítima e culpada, seduzida e sedutora que justificaria a avalanche de acontecimentos violentos. Mas o que dizer dos homens do texto, do jeito que se deixam matar e mandam morrer?” – Nancy Cardoso – Maria vai com as outras

Bate-Seba é uma personagem bíblica muito julgada. Muitas vezes ela é considerada uma sedutora que estava de propósito tomando banho em um horário milimetricamente calculado para seduzir o rei. O argumento não é nada diferente de quem fala que a roupa de mulheres, horário em que caminham ou qualquer outra circunstancia as tornam culpadas pela violência sexual que sofrem. Há algo que pouco ouvimos sobre essa história e deve ser explicitado aqui: Bate-Seba foi estuprada por Davi. Como falamos, existia uma dinâmica de poder em jogo, não muito diferente do que vemos hoje. Davi era rei de Israel. Bate-Seba, uma mulher sem voz numa sociedade extremamente patriarcal.

  • Qual era a relação de poder envolvida entre Davi e Bate-seba? E em relação a Urias?
  • Como você vê que o poder perpassa essa história? Bate-Seba tinha a chance de dizer não?
  • Há outro elemento marcante nesse texto: o silêncio, os passos na surdina da noite. Em que momentos você observa isso? Como se assemelha às nossas igrejas hoje?

Violência sexual nas igrejas

Violência sexual pode acontecer de forma silenciosa. Mulheres como Bate-Seba podem passar a vida toda sem conseguirem ser ouvidas, inclusive na igreja. Nos Estados Unidos, na explosão do movimento #MeToo, surgiu também o #ChurchToo, que denunciava que casos de abuso sexual estavam acontecendo e sendo deliberadamente abafados nas igrejas. No Brasil, infelizmente, não é diferente. A razão de o abuso sexual ser tão comum entre pastores e líderes de igrejas, geralmente homens, é que eles têm posições não apenas de poder institucional, mas também de autoridade espiritual e religiosa. São supostos “homens segundo coração de Deus”, ungidos com ministérios maravilhosos que as vítimas de abuso não podem ter a audácia de tocar. E assim vão coletando vítimas, e vítimas vão coletando feridas. Você provavelmente conhece alguém, ou tenha sido vítima desse sistema muito bem articulado.

Talvez algumas de nossas igrejas excluíssem Bate-Seba de seu rol de membros no momento que soubessem da gravidez, pois é assim que a cultura da pureza funciona. A moral e os bons costumes acima dos traumas e abusos que acontecem debaixo de nossos olhos e marcam para sempre as vítimas.

Bate-Seba é uma das matriarcas que aparece na genealogia de Jesus: “e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias” (Mateus 1:6). A teóloga feminista Nancy Cardoso, em seu livro Maria Vai Com as Outras, entende que “as omissões de nomes como o de Sara, Rebeca, Raquel, entre outras, e a lembrança de mulheres como Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba demonstram que a listagem não é aleatória, mas tem uma intencionalidade. Jane Schaberg aponta para uma mesma situação sociológica entre elas: a) todas estão foras das estruturas familiares patriarcais; b) as quatro são injustiçadas pelo mundo masculino; c) todas são apresentadas como infratoras, em situação sexual imprópria; d) homens acabam ratificando a situação de todas elas”. No mesmo livro, Nancy ousa dar voz a Bate-Seba. “Davi, esse eu conheço. E se conheço, meu bem! Eu sei do que ele é capaz – diz Bate-Seba para Rute. “Essa sua família…”

  • O que significa para você que Bate-Seba esteja na genealogia de Jesus, ao lado de Tamar, Raabe e Rute?
  • Leia o versículo 27 do texto bíblico novamente. Como Deus aparece nessa história? De que lado Deus fica?
  • Como a igreja deveria tratar vítimas de abuso sexual? E agressores?

Ore por todas as mulheres vítimas de abuso e violência, para que encontrem alívio para suas feridas, liberdade e paz. Ore pelas mães-solo e mulheres que enfrentam uma gravidez sozinha. Ore para que as igrejas se tornem espaços seguros para mulheres e crianças, que seja lançada luz nos crimes cometidos e agressores sejam responsabilizados.

Se você foi vítima de violência, receba o nosso abraço e consolo da divina Ruah, Espírito Santo de Deus que livra de toda culpa e te convence que você é digna. Caso precise de apoio jurídico ou psicológico, conheça o Mapa do Acolhimento.

Violência contra a mulher é crime. Ligue 180.

 


Referências

Bíblia sagrada. Nova Versão Transformadora.

68: Yes, David raped Bathsheba (Part 1) – Almost Heretical Podcast

Nancy Cardoso Pereira. Maria vai com as outras: Mulheres libertárias libertadoras da Bíblia. CEBI. 2016.


Luciana Petersen, tem 23 anos, nascida no interior de São Paulo, faz parte da equipe do Projeto Redomas desde 2016, na edição de conteúdo, apresentação e produção do Redomascast. É feminista negra e tem ressignificado o sentido de espiritualidade no encontro com teologias marginais. Um processo difícil, porém divertido.

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