Sara, a incluída

Para estudarmos sobre Sara, precisamos refletir sobre o termo invisibilidade

Invisibilizar: fazer com que algo ou alguém se torne invisível, não perceptível; dissimular, mascarar.

Um exemplo de invisibilidade social é quando uma pessoa em situação de rua é ignorada de tal forma que passa a ser apenas mais um objeto na paisagem urbana.

Já a invisibilidade histórica ocorre quando fatos são escondidos, omitidos com a intenção de dominação. 

No Brasil, temos um exemplo claríssimo de invisibilidade histórica: a escravidão. Escondermos ou, no mínimo, não consideramos que somos um país que foi estruturado economicamente sobre os pilares da escravidão. A sociedade brasileira, além de esconder, omite e usufrui dos benefícios de uma estrutura desigual. 

Quando pensamos em relações de gênero, a invisibilidade da mulher pode ser vista na sociedade e na religião como nada mais do que um de seus recortes. A dominação e exercício do poder masculino se deu pela apropriação e/ou usurpação do poder feminino, e isso foi naturalizado. As mulheres passaram a ser menosprezadas, e o fato é que grande parte delas não se deu e não se dá conta disso.

A teologia atual nos apresenta à constante invisibilização da mulher na história bíblica.

Essa invisibilidade teológica deve-se também ao fato de que a história das mulheres não foi escrita e não é contada por elas.

Não só de homens se faz a narrativa bíblica.

Para estudar Sara, escolhi ter uma atitude de empatia e me colocar no lugar dela.

 

A Bíblia nos apresenta a personagem Sara como esposa de Abraão e estéril (Gn. 11: 29, 30).

“Tanto Abrão como Naor casaram-se. O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Iscá. Ora, Sarai era estéril; não tinha filhos.”

Atente-se para o fato de que era uma mulher que não podia ter filhos.

1) Qual era o papel da mulher naquela sociedade? 

2) O que representava não ter filhos?

 

No decorrer do texto, a narrativa vai dando mais informações sobre a personagem. Sara era atraente, mas não apenas atraente, ela era posse do esposo e sujeita a investidas masculinas.  Por duas vezes a Bíblia relata as investidas de diferentes homens (Gn. 12: 10 -19 e Gn. 20: 1 – 18).

“Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa. Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: ‘Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva. Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa’. Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita. Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio.
Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos. Mas o Senhor puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: ‘O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher?
Por que disse que ela era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mulher. Tome-a e vá!’”
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“Abraão partiu dali para a região do Neguebe e foi viver entre Cades e Sur. Depois morou algum tempo em Gerar. Ele dizia que Sara, sua mulher, era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si. Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: ‘Você morrerá! A mulher que você tomou é casada’. Mas Abimeleque, que ainda não havia tocado nela, disse: ‘Senhor, destruirias um povo inocente? Não foi ele que me disse: ‘Ela é minha irmã’? E ela também não disse: ‘Ele é meu irmão’? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas’.
Então Deus lhe respondeu no sonho: ‘Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la. Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão’. Na manhã seguinte, Abimeleque convocou todos os seus conselheiros e, quando lhes contou tudo o que acontecera, tiveram muito medo. Depois Abimeleque chamou Abraão e disse: ‘O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti para que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste não se faz a ninguém!’ E perguntou Abimeleque a Abraão: ‘O que te levou a fazer isso?’. ‘Abraão respondeu: ‘Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher. Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher. E quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão’. Então Abimeleque trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a Abraão e devolveu-lhe Sara, sua mulher. E disse Abimeleque: ‘Minha terra está diante de ti; podes ficar onde quiseres’. A Sara ele disse: ‘Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente’. A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos, porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.”

Os relatos dão a entender que a responsabilidade pelos avanços masculinos é de Sara, por ser tão atraente.

“Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viver.” (Gn. 12: 11, 12)

“Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher bonita” (Gn. 12: 14)

3) De quem era a culpa pelos homens resolverem tomá-la para eles?

4) Hoje, de quem é a culpa pelos crimes de violência sexual?

Frases para pensar: 

– Ela era muito atraente

– A roupa era inadequada

– Por que ela estava sozinha naquele lugar?

– Por que ela bebeu aquilo?

5) Você já ouviu alguma destas frases na tentativa de justificar violência doméstica?

Nas duas ocasiões, Abraão orienta Sara a mentir dizendo que eles são irmãos. 

De fato, eles eram meio-irmãos. Eles eram filhos do mesmo pai (Gn. 20:12).

“Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher.”


6) Mas a intenção de Abraão era informar o parentesco deles ou omitir o fato de ela ser sua mulher?

7) Ele se importou com o que poderia ocorrer com Sara ao ser tomada por outros homens?

“Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar onde formos, diga que seu irmão”. (Gn. 20: 13)

Sara estava sendo tratada como propriedade, podendo até ser negociada. 

8) Como Sara se sentia?

  • Ela saiu de casa para ser parte de uma promessa que não era dela. 
  • Ela não se sentia incluída na promessa de Abraão. Afinal, a promessa era de Deus e Abraão.
  • Os homens que ela encontra a tratam como posse. 
  • O Esposo não a protege. Ao invés disso, orienta Sara a omitir informações e relaciona a orientação de omissão à lealdade dela para com ele.
  • Ela é infértil. Não conseguiu gerar um filho do marido. 
  • Não conseguiu auxiliar o esposo no cumprimento da promessa.

9) A culpa é dela? Ela está atrapalhando a promessa?

Desesperada, Sara lança mão de uma lei da época, que diz que o marido poderia ter um filho com as escravas. A ideia não foi de Abraão, foi de Sara.

As relações e as consequências que se deram a partir dessa decisão foram muito tristes.

Hagar engravida de Abraão. Hagar rejeita Sara. Sara maltrata Hagar.

Um círculo vicioso de agressões não apenas de homens contra mulheres, mas também de mulheres contra mulheres. 

O conflito entre elas é um exemplo claro das consequências do patriarcado. Dominação que impõe fardos pesadíssimos sobre as mulheres.

E, claro, ambas as mulheres saem machucadas da relação.

Mas Deus olhava por Sara, assim como olhava por Hagar. E a mulher que se sentia excluída, que buscava subterfúgios para que o marido pudesse cumprir a promessa é incluída na promessa. 

A promessa já não era apenas sobre Abraão. A promessa também era de Sara. Deus troca o nome de Sara e a inclui na promessa (Gn. 17: 15 – 21).

“Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis e povos.” (Gn. 17: 16)

A matriarca Sara!

E o marido, ficou contente?

Abraão diz que não precisa, pois já tem Ismael (Gn. 17:18).

“E Abraão disse a Deus: ‘Permite que Ismael seja o meu herdeiro! ’”

Não, Abraão. Sara está incluída.

Deus faz promessas com mulheres e homens. Sara não foi coadjuvante. Ela foi convidada a participar da promessa e a exercer um papel insubstituível na aliança de Deus com o seu povo.

Sara não apenas gerou e carregou Isaque, o filho da promessa, como protagonizou o início da linhagem de Cristo aqui na Terra.

O Deus de Sara e de Abraão a escolheu.


Daiana Félix Becker, mãe do Davi, seguidora de Cristo, feminista, professora de escola pública. Estudo sexualidade e relações de gênero. 


O conteúdo e as opiniões expressas neste texto são de inteira responsabilidade de sua autora e não representa a posição de todas as organizadoras e colaboradoras do Projeto Redomas. O objetivo é criar um espaço de construção e diálogo.

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