A educação – Boas Novas Para o Brasil

Faça download da ministração, acesse a pasta e salve o arquivo clicando aqui.

Ministração em texto

Enquanto esteve na terra Jesus caminhou ao lado de muitas pessoas diferentes. As mulheres que acompanharam o ministério de Jesus estiveram ao seu lado desde o início da sua caminhada. Em um tempo em que as mulheres e as crianças eram vistas como inferiores, Jesus convidou muitas mulheres para aprenderem com ele. 

Duas dessas mulheres tem nome registrado na Bíblia e tem uma história importante para nós, estamos falando de Marta e Maria. O evangelho de Lucas conta a história de três irmãos amigos de Jesus que o receberam em sua casa em uma de suas viagens. Jesus contava com a hospitalidade de muitas famílias, de muitos homens e mulheres, e a Bíblia nos conta que muitas mulheres inclusive sustentavam financeiramente o ministério de Jesus na Palestina. 

Nessa passagem de Lucas o autor nos conta que Jesus é recebido com muito carinho por essa família. O texto conta que Marta era dessas mulheres que adora receber super bem, que se preocupa logo se as visitas estão confortáveis e fica toda hora indo na cozinha buscar mais uma coisinha. Maria era diferente, sua forma de demonstrar amor era outra, ela queria sentar com Jesus e ouvir e aprender com ele. Quando Marta o confronta, ela pergunta – partindo da lógica daquele momento – se Jesus não ia falar nada de Maria ficar ali apenas ouvindo ao invés de ajudar ela com todo o trabalho da casa. 

Jesus, com toda doçura que só o mestre tem, responde com um enorme carinho que Maria escolheu a melhor parte e que essa não lhe seria tirada”. Naquele momento Jesus está convidando Maria e todas as mulheres a se assentarem aos seus pés e aprenderem com ele. Naquele tempo as mulheres não tinham acesso ao mesmo tipo de educação que os homens, e Jesus está revolucionando o sistema convidando mulheres a caminharem com ele e aprenderem de perto. 

Em nenhum momento Jesus diz que o que Marta está fazendo é errado, ele aceita seu carinho, seus atos de serviço através dos quais ela demonstra amor, e de modo igual ele aceita o amor de Maria demonstrado na atenção que ela lhe entrega. Há lugar para todas as mulheres no Reino de Deus. 

Os tempos mudaram mas muitas vezes ainda vemos mulheres que gostariam de se assentar e aprender coisas novas lutando muito para conseguir acesso à educação. A vida das mulheres é difícil por muitos motivos, algumas estão sobrecarregadas, algumas precisam trabalhar em turnos duplos para alimentar suas famílias, algumas tiveram que sair da escola para trabalhar, algumas não conseguem creches em horários noturnos para estudar após o trabalho, algumas não podem estudar pois não podem pagar por uma educação privada e não há vagas para todos nas universidades públicas. 

Se sabemos que Jesus valorizou as mulheres e as quer estudando e aprendendo, como Maria aos seus pés, o que podemos fazer para que mais e mais mulheres tenham acesso à educação de qualidade? O que podemos fazer para que cada vez menos crianças tenham que trabalhar, vender balas no sinal, trabalhar no campo? O que podemos fazer para que as mães solo que não tem rede de suporte possam trabalhar e estudar sabendo que seus filhinhos estão seguros?

Temos que orar muito por essas mulheres e apará-las em nossas igrejas, mas também precisamos cobrar das autoridades como prefeitos, vereadores, governadores, deputados e presidente mecanismos que as ajudem. Creches pública com horário estendido, escolas com ensino integral para que os responsáveis possam trabalhar tranquilos, políticas eficazes de combate ao trabalho infantil que retira crianças dos bancos escolares, políticas de incentivo ao estudo, para que menos pessoas tenham que deixar de estudar para prover para sua família. Você crê que isso é possível? Eu creio! E podemos orar e agir para chegarmos a isso. 

Onde você estiver eu peço que ore comigo agora. Talvez você sonhe em estudar, vamos colocar esse sonho diante de Deus?

Querido mestre, obrigada por seu carinho com Marta e Maria, como essa história nos ensina sobre seu amor e cuidado conosco. Sabemos Jesus, que infelizmente no nosso Brasil nem todo mundo tem acesso à uma educação de qualidade, e sonhamos Pai com um país que ofereça espaço para todos em seus bancos escolares e universitários. Sabemos que o senhor sonha conosco. O senhor sonha com todas as pessoas que tiveram que parar de estudar para trabalhar e colocar comida em casa. Talvez pai algumas das pessoas que estão nos ouvindo tenham um sonho de continuar ou de voltar a estudar. Talvez sonhem com uma faculdade, um mestrado ou até mesmo um doutorado. Eu sei que o Senhor sonha com elas, ajude-nos a realizar esses sonhos. Também peço que nos ajude a cobrar dos nossos governantes ações que permitam que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade. Queremos viver em um país preocupado com a educação e o seu futuro e sabemos que o senhor pode nos ajudar a garantir que nossos direitos sejam cumpridos. Em nome de Jesus, Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.