A Paz – Boas Novas para o Brasil

Ministração em áudio

Faça download da ministração, acesse a pasta e salve o arquivo clicando aqui.

Ministração em texto

Você já se deparou com uma situação de injustiça, no seu trabalho, na sua família, no nosso país ou até mesmo na política e sentiu Deus te chamando para fazer algo? 

Hoje eu quero te convidar para uma reflexão sobre uma mulher que agiu assim. A bíblia é cheia de história de mulheres de coragem, mulheres que foram fiéis ao chamado de Deus para suas vidas. Uma delas é Ester. 

Ester foi levada muito jovem para ser concubina do Rei Xerxes, que a escolheu como nova rainha. Ela passou de menina do povo para a corte real e conquistou um lugar de influência e poder naquela nação. 

Um dia, Ester é informada pelo seu tio que um genocídio estava para acontecer. O genocídio é uma das violências mais cruéis porque tira a vida de um povo inteiro de uma vez só. Um exemplo é o genocídio feito pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial que matou quase 6 milhões de pessoas, principalmente judeus, ou ainda, o genocídio que matou 70% dos indígenas com a chegada dos portugueses no Brasil. 

Mas você com certeza vai se lembrar de uma tribulação muito mais recente: a pandemia da Covid-19, que levou muitos de nossos irmãos e irmãs, parentes e amigos.  A pandemia também gerou um genocídio, e hoje quase 700 mil pessoas já morreram por causa da doença. 

A palavra de Deus nos diz no livro de Ester, capítulo 4, versículo 16, que Mardoqueu, o tio de Ester, diz assim para ela:

“Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?”.

Então Ester enviou esta resposta a Mardoqueu:

“Vá, reúna todos os judeus de Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Minhas criadas e eu faremos o mesmo. Depois, irei à presença do rei, mesmo que seja contra a lei. Se eu tiver de morrer, morrerei”.

É nesse momento que Ester dobra os joelhos e clama, junto com o povo, por sabedoria. Então decide, com muita unção e muita coragem, desafiar leis reais que poderiam fazer com que ela mesma fosse morta.  Como mulher temente a Deus e muito inteligente que era, ela cria uma estratégia para convencer o rei a revogar a decisão do genocídio. Ela usa sua influência e poder que tinha naquela posição para defender a vida. Eu tenho certeza que todas nós clamamos muito nesses anos de pandemia, oramos muito, como igreja. E Deus nos ouviu, Ele, como médico dos médicos, encheu de sabedoria os cientistas que rapidamente conseguiram desenvolver uma vacina para nos livrar dessa praga. Foi tão rápido e eficiente que só pode ter o dedo de Deus! Mas meus irmãos e irmãs, quantas pessoas morreram ou colocaram tantos outros em risco porque alguém sem sabedoria, talvez até um amigo ou um governante, falou para rejeitar e desconfiar da vacina?

A história de Ester nos ensina sobre qual deve ser o comportamento daqueles que chegam em cargos de influência e liderança. Ela orou, mas também agiu. Ela foi em busca da solução, em busca da cura, da libertação. Irmãs, como cristãs, como seguidoras do Deus vivo, esse tem que ser o nosso lado. Nosso Deus não é um Deus de morte, de violência, nosso Deus é um Deus de vida e vida em abundância. 

Eu peço que você ore comigo neste momento, onde estiver… Senhor, sabemos que o dom da vida vem de Ti e te agradecemos por sua fidelidade, mesmo diante de tantas tribulações. Te pedimos discernimento na hora de escolher aqueles que vamos eleger para as posições de poder, tira as escamas dos nossos olhos e nos faz ver quem são aqueles que trarão vida e vida em abundância para nosso povo e aqueles que trarão morte. Pedimos perdão, enquanto Igreja, por todos os genocídios que ao longo da história já praticaram, dizendo ser em Seu santo nome. Clamamos pela paz que excede todo entendimento. Em nome do Teu Filho Jesus, Amém.

Esse é um podcast do Projeto Redomas, em parceria com o EBD Cast e O Hebreu Podcast. Para saber mais sobre outros episódios é só buscar esses nomes em qualquer agregador de podcast e você vai encontrar muito conteúdo legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.