África Bíblica – Introdução

“Ricos tecidos venham do Egito; A Etiópia corra para Deus de mãos cheias” – Salmos 68.31 (NVI)

A narrativa bíblica do imaginário cristão é branca. Quando somos estimuladas a pensar em certas personagens, e até em certos lugares bíblicos, podemos ter dificuldade em imaginar negritude em muitas histórias. 

Parte das narrativas no velho e do novo testamento se passa no continente africano, que é embranquecido, escondido e invisibilizado. Existe a argumentação da distância histórica, da movimentação das civilizações, da falta de certeza se aqueles homens e mulheres eram mesmo pessoas negras ou não. 

Para o Projeto Redomas, não importa. Existe uma África Bíblica e Deus circulava por aqueles lugares mobilizando pessoas e organizando sua mística e seu projeto divino para todas.

Para o mundo, a África.

Neste mês, em que todos os anos o Projeto Redomas enegrece e compartilha materiais centrados em uma narrativa bíblica da negritude, compartilhamos textos sobre este continente. Os materiais de “África Bíblica” foram gestados e organizados numa tentativa de situar nomes, lugares e relações tendo a África como elemento central. Até o final de novembro você poderá acompanhar a riqueza desconhecida de um continente divino. Ao final de cada texto apresentaremos questões para que você possa dialogar individual ou coletivamente com as produções.

Vamos celebrar o Novembro Negro firmando o compromisso de conhecer e aprender mais sobre África. Nós do Projeto Redomas temos muito orgulho em dizer que a África é um presente de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.